O que são essas etiquetas de pneus?

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é uma maneira mostrar para o consumidor o que está contido no pneu. O Inmetro busca garantir um

padrão mínimo de desempenho dos pneus que rodam no Brasil e deixar isso bem claro para o consumidor. Na etiqueta você observa dados sobre segurança viária, a redução da poluição ambiental e a eficiência energética. Aqui ao lado você pode ver com são as etiquetas de pneus.

 

A etiqueta é obrigatória?

Apenas os pneus radiais de passeio, caminhonete, ônibus e caminhão deverão contar com as etiquetas de pneus. A partir de outubro de 2016 todos os pneus produzidos no Brasil ou importados devem estar etiquetados.

O  que o programa avalia?

O programa avalia dados sobre eficiência energética, segurança e ruído.

1 – EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Medida indicativa de eficiência energética através de teste de resistência ao rolamento. Avalia a resistência exercida pela força oposta à rotação do pneu. Quanto menor essa resistência, o veículo demanda menos energia para se movimentar e, consequentemente, menor será o seu consumo de combustível. O teste é realizado em laboratório conforme a norma ISO 28580. São 7 os níveis de desempenho indicados na etiqueta, que vão do índice G (menos eficiente) até o índice A (mais eficiente).

2 – SEGURANÇA

Medida de segurança em frenagem de emergência através de teste de aderência
em solo molhado. Avalia a distância de frenagem necessária para parar um veículo em uma frenagem emergencial em piso molhado. A medição é feita em metros. São 7 os níveis de desempenho indicados na etiqueta, que vão do índice G (maior distância de frenagem) até o índice A (menor distância de frenagem).

3 – RUÍDO

Medida de poluição sonora através de teste de ruído exterior emitido pelo pneu. Avalia o ruído exterior emitido pelo pneu de um veículo que passa com o motor desligado diante de um dispositivo de captação de som. A medição é feita em Db (Decibel). Será avaliado também o nível de ruído dos pneus, com a indicação do número de decibéis. Quanto mais decibéis, mais ondas são marcadas em preto na etiqueta e pior é o desempenho de pneu. Consequentemente, quanto menos ondas, menos ruído e melhor é o desempenho do pneu neste quesito.

 

Qual a importância do programa e as ventagens para o consumidor?

Geralmente o cliente tem dificuldade em avaliar características e benefícios fornecidos pelos fabricante, as etiqueta de pneus deixam as informações padronizadas. Como as informações seguem as normas do Inmetro possuem maior credibilidade. A criação das etiquetas de desempenho é uma importante iniciativa que permite ao consumidor conhecer as performances dos pneus. A etiqueta permitirá que o consumidor tenha mais informações sobre itens de segurança do pneu (frenagem no piso molhado) e o impacto sobre o meio ambiente (eficácia energética e ruído externo).

As etiquetas de pneus avaliam todos os atributos dos pneus?

As performances indicadas nas etiquetas são importantes mas elas não são as únicas. Existem outras necessidades do consumidor em relação aos pneus, em particular associadas à economia e à segurança. Veja a lista abaixo:

Informações contempladas nas etiquetas de pneus:

1 – Economia de combustível(Eficiência energética)

2 – Frenagem no piso molhado (Segurança)

3 – Ruído externo

Informações importantes e não contempladas nas etiquetas de pneus:

1 – Frenagem no piso seco

2 – Aderência em curvas  sobre piso molhado

3 – Durabilidade

4 – Robustez ou resistência a impacto

Quer saber o valor do pneu para o seu carro? Clique aqui

Quer mais informações sobre testes de pneus?

Confira a reportagem do Autosporte