TROCA DE ÓLEO
A Troca de óleo regular do seu carro evita:
- Aumento do consumo de combustível e de óleo;
- Desgaste de peças e componente do motor, além da diminuição da sua vida útil;
- Dificulta a partida quando a veículo está frio;
- Aumento de atritos internos que podem provocar sérios danos ao motor;
Filtro De Óleo:
- Deve ser trocado sempre que for realizada a troca de óleo.
- Proporcionará a máxima eficiência no desempenho do óleo lubrificante;
- Filtro saturado compromete os componentes moveis do motor, pois não remove mais partículas de impurezas que contaminam o óleo.
Dica do Especialista:
Trocar de Óleo do motor: “O prazo para a troca e o tipo do óleo é definido pelo fabricante de cada veiculo. Por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do Proprietário”. Geralmente, em condições de rodagem ideal, a troca é aconselhada a cada 7.5 mil a 15 mil quilômetros (ou um ano). Esse prazo pode cair para 5 mil ou 7 mil quilômetros (ou seis meses) quando o carro é submetido a condições adversas, como no trânsito caótico das grandes cidades, superfícies irregulares e altas temperaturas.
Trocar de Óleo da caixa do câmbio: o especialista explica que, de modo geral, nos carro com câmbio manual não é necessária a troca do óleo. Já no caso das transmissões automáticas, a troca é aconselhada a cada 40 mil a 60 mil quilômetros, dependendo do veículo e do fabricante – por isso é fundamental seguir as orientações de cada montadora. O nível deve ser checado a cada revisão ou a cada seis meses.
Trocar de Fluido de freio: segundo a recomendação do consultor, a troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos. Ele explica que esse é um fluido que absorve água e, portanto, sofre oxidação com o tempo. “Acontece principalmente porque é um óleo submetido a altas temperaturas, já que a cada frenagem há geração de calor.”
Trocar de Lubrificante (ou óleo) da direção hidráulica: a maioria das montadoras não considera sua troca necessária. Mas, caso o nível esteja abaixo do mínimo, a reposição do lubrificante é necessária. “No médio prazo, a deficiência de lubrificação pode provocar um desgaste do sistema de direção”, diz Correia.
Fonte: Antonio Alexandre Ferreira Correia, consultor de tecnologia da rede de postos BR