Com um inicio fulminante a Companhia de Borrachas e Pneus Goodyear começa a produzir em 1898. O Empresário e inventor Frank Seiberling, cloca em produção na cidade de Akron, em Ohio, sua primeira unidade.  Comprada com um investimento de US$3.500, iniciasse a caminhada da Goodyear Tire & Rubber Company. Em 29 de Agosto de 1898 a empresa abre o capital com ações no valor de US$100.000.

O nome Goodyear, não é por acaso, Seiberling buscou algo memorável. O nome remete ao inventor Charles Goodyear, esse homem desenvolveu um dos maiores avanços para o setor de pneumáticos a vulcanização. Esse processo hoje difundido pelo mundo buscava manter as propriedades da borracha perante as variações de temperatura.

Em 1903 Paul Litchfield, então projetista da Goodyear, conquista a patente para o primeiro pneus sem câmara para automóvel.  Já em 1907 fez a primeira venda para equipamento original. A Ford compra 1200 conjuntos de pneus para equipar o modelo T. No ano de 1909 começa a produzir pneus para aviões, anteriormente eram muito utilizados pneus de bicicleta nas aeronaves. Ano da expansão internacional, 1910 a Goodyear compra em Bowmanville, Ontario, Canadá. Três anos depois, em 1911 a Goodyear passa a fabricar dirigíveis. Esse meio de transporte serve para mover cargas e para observação durante a guerra. Esse feito colaborou muito para vitória dos Aliados. No século XX a Goodyear continua comandando a inovação frente aos grandes conglomerados industriais.

Em 1917 a Goodyear já era a maior fabricante mundial de pneus. A produção englobava diversos artigos de borracha, incluindo pneus de bicicleta, pneus para carruagens, pneus para automóveis, alças de ferraduras e mangueiras. No primeiro semestre de 1917 lança um novo projeto, Wingfoot Express. Eram caminhões que suportavam inicialmente 5 toneladas, pela primeira vez equipados com pneus pneumáticos de borracha. O intuito é agilizar o transporte e demonstrar a capacidade de transporte por longas distancias com pneus cheios de ar, que diminuem os danos tanto aos ocupantes do caminhão quanto as cargas transportadas. A evolução dos pneus de caminhão foi tão grande que em 1918 já haviam relatos de expedições de 4800 km ao longo da costa leste dos USA sem estourar pneus.

Na década de 20 a empresa introduz definidamente o pneu balão no mercado. Montendo a vanguarda na produção de pneus em 1937 a Goodyear constrói e testa o primeiro pneu de borracha sintética dos USA. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942 a Goodyear inicia a produção de aviões de combate Vought F4U Corsair. Mantendo o negocio principal em alta, em 1947 introduz lonas de nylon para melhorar a performance dos pneus.  Após o final da Guerra, a companhia faz um movimento para garantir o fornecimento de matéria prima. Compra uma plantação de borracha natural no Brasil em seguida adquire uma planta de borracha sintética no Texas. Já no final da década de 50 carros equipados com pneus Goodyear conseguiram vencedor a Daytona 500 e outras corridas dos EUA e da Europa.

Nos anos 60 e 70 a Goodyear atinge a marca de 1 bilhão de pneus produzidos. Em 65 consegue oferecer uma gama completa de medidas pneus radias, atendendo todos os fabricantes americanos. No ano de 1973 torna-se o primeiro pneu radial de aço aceito por todas as montadoras de automóveis dos Estados Unidos. Segundo a linha inovadora a fabricante americana desenvolve o primeiro pneu para todas as estações do ano. Isso é de grande importância principalmente em países onde temos períodos com nevascas e calor. No final da década de 70, mais precisamente 1978 a Goodyear decide a transformação da Fabrica de Akon em um novo Centro tecnológico.

EM BREVE MAIS….

O Pneu Goodyear em Curitiba você encontra na First Pneus. Solicite preço dos Pneus Goodyear em Curitiba na First Pneus pelo nosso site no botão orçamento.

O Pneu Goodyear tire em São José dos Pinhais você encontra na First Pneus. Solicite preço dos Pneus Goodyear em São José dos Pinhais na First Pneus pelo nosso site no botão orçamento.