MONTREAL – O Michelin Group, em parceria com a General Motors Co., está levando o desenvolvimento de um pneu não pneumático e isento de manutenção para o próximo nível com o protótipo “Uptis” que as duas empresas disseram estar prontas para o mercado como acessório para equipamento original. até 2024.

A Michelin e a GM apresentaram o conceito de pneu / roda sem ar da próxima geração durante o Movin’On Summit para mobilidade sustentável, em andamento em Montreal até 6 de junho.

O Uptis – sistema exclusivo de pneus à prova de perfuração – baseia-se nos fundamentos do produto pneu / roda Tweel da Michelin, apresentado no Detroit Auto Show de 2005, de acordo com Eric Vinesse, vice-presidente executivo de pesquisa e desenvolvimento da Michelin.

Como o Tweel, o Uptis usa raios de fibra de vidro reforçados com resina como elementos de suporte de carga. O cubo da roda é integrado e o piso de borracha é moldado na plataforma circular que se prende ao final dos raios.

“O Uptis representa o progresso em direção à visão da Michelin para a mobilidade de amanhã”, disse Vinesse, “e também representa nosso compromisso com uma mobilidade melhor e sustentável para todos”.

A Michelin e a GM firmaram um acordo de pesquisa conjunto sob o qual as empresas pretendem desenvolver e validar o protótipo Uptis com o objetivo de introduzir o Uptis em modelos de passageiros já em 2024.

A Michelin e a GM estão testando o protótipo em veículos como o Chevrolet Bolt EV e divulgaram que pretendem iniciar testes no mundo real do Uptis em uma frota de teste de veículos Bolt EV no Michigan.

“A General Motors está entusiasmada com as possibilidades que a Uptis apresenta e estamos entusiasmados em colaborar com a Michelin nessa tecnologia inovadora”, disse Steve Kiefer, vice-presidente sênior de GM da cadeia global de compras e suprimentos.

“O Uptis é um ajuste ideal para impulsionar a indústria automotiva no futuro e um ótimo exemplo de como nossos clientes se beneficiam quando colaboramos e inovamos com nossos parceiros fornecedores”.

Do ponto de vista da GM, o Uptis representa um produto livre de manutenção que oferece a perspectiva de praticamente nenhuma quebra nos pneus / rodas.

Kiefer disse que a GM provavelmente introduzirá o produto de forma limitada, visando veículos elétricos e frotas, o que também pode levar ao desenvolvimento de trabalhos em veículos autônomos. Eventualmente, porém, a GM prevê que os compostos de pneus / rodas sem ar sejam compatíveis com toda a sua gama de veículos de passageiros, disse Kiefer, recusando-se a comentar sobre a extensão da exclusividade da GM com a Michelin neste produto.

Segundo a Michelin, o aspecto sem ar do Uptis significa que os motoristas de veículos de passageiros se sentem mais seguros na estrada e os operadores de frotas de veículos de passageiros minimizarão o tempo de inatividade e melhorarão a eficiência.

Além disso, a sociedade em geral deve se beneficiar de economias ambientais “extraordinárias” através do uso reduzido de matérias-primas para a substituição de pneus ou produção de pneus sobressalentes.

Vinesse disse que o conjunto pneu / roda Uptis pesa cerca de 5% a mais do que um conjunto pneu / roda comparável, mas o uso de um produto pneu / roda sem ar elimina a necessidade de um sobressalente, resultando em uma melhoria do peso líquido.

A Michelin alega que o protótipo Uptis representa um grande avanço para alcançar seu Vision Concept, que estreou na Movin’On Summit 2017. O Vision Concept introduziu quatro pilares principais da inovação: sem ar, conectado, impresso em 3D e 100% sustentável (materiais inteiramente renováveis ​​ou com recursos biológicos).

“O Uptis demonstra que a visão da Michelin para um futuro de mobilidade sustentável é claramente um sonho possível”, disse o CEO do Grupo Michelin, Florent Menegaux.

“Através do trabalho com parceiros estratégicos como a GM, que compartilham nossas ambições de transformar a mobilidade, podemos aproveitar o futuro hoje”.

Vinesse enfatizou que o desenvolvimento de um produto como o Uptis poderia ajudar a Michelin a gerar economias ambientais “extraordinárias”, cortando cerca de 200 milhões de pneus em todo o mundo. vestem.

O Sr. Vinesse também reconheceu que um produto de pneus / rodas sem ar, como a Uptis, poderia levar a um ressurgimento na reforma de pneus de consumo, embora a reforma nesse sentido provavelmente envolva a impressão em 3D de novos degraus.